• tatiendrisse

Como perceber que meu filho, minha filha, precisa de psicoterapia?

São muitos os motivos que fazem uma pessoa necessitar de psicoterapia, porém, isso pode ser percebido quando você sentir que seu filho está passando por “alguma dificuldade” que nem ele e nem você, tem conseguido lidar ou entender tais questões.


Outras vezes, o encaminhamento à psicoterapia pode ser feito por outros profissionais da área da saúde como pediatra, psiquiatra, fisiologista, fisioterapeuta, neurologista, entre outros, ou pela escola.


Muitos pais têm dúvidas sobre quando buscar ajuda para os filhos e acabam inseguros por desinformação. Dificuldades no relacionamento com as pessoas, na atenção ou aprendizado são aspectos relevantes para buscar auxílio de um psicólogo, outras queixas comuns que indicam a necessidade de acompanhamento psicológico são:


#Choro excessivo

#Irritabilidade

#Timidez excessiva

#Birras e malcriações

#Isolamento

#Agressividade

#Medo de ficar em determinado ambiente sozinho

#Ciúmes após a chegada do (a) irmão (a)

#Necessidade extrema de proximidade com os pais

#Enurese e encoprese

#Dificuldades escolares

#Recusar ir à escola de forma repentina

#Demora a falar ou andar

#Separação dos Pais

#Perda de algum familiar

#Mudanças no comportamento em geral



Quais os benefícios da Psicoterapia Infantil?



Através do brincar a criança encontrará com o auxilio do terapeuta recursos de enfrentamento e expressão dos sentimentos, permitindo a resolução de conflitos internos e aliviando os sintomas. O acompanhamento psicológico na infância promove uma vida emocional equilibrada, já que é ensinada de forma lúdica a importância de compreender as emoções para enfrentar os conflitos de forma saudável.


Os benefícios também são voltados aos pais, já que, também é trabalhado as necessidades de se afastarem da ideia de terem que ser perfeitos em suas funções.


É importante lembrar que, a busca de Psicoterapia Infantil não significa que os pais não estão sendo bons suficientes, mas é preciso ressaltar que filhos não vem com manual de instrução rs, e que as falhas vão existir, mesmo quando os pais estão fazendo de tudo para não falhar.


Muitos se sentem culpados por não conseguir dar o suporte necessário e resolucionar as dificuldades que a criança está enfrentando. Quanto mais os pais perceberem o psicólogo como companheiro, mais os ganhos serão alcançados para o bem estar da criança.

6 visualizações

Av. Marginal Gov. Adhemar P. de Barros, 622

São José do Rio Preto -SP

Tel:  (17) 99624-0908

  • Instagram
  • Facebook ícone social

© 2023 por Tatiane Endrisse. Criado orgulhosamente com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now